corpo de bombeiros

http://img198.imageshack.us/img198/5193/cbomrn.gif

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

GOVERNO DO ESTADO INAUGURA NOVAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS EM MOSSORÓ/RN


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), inaugurou na tarde dia 22 de julho de 2010 (QUINTA-FEIRA) as novas instalações do Corpo de Bombeiros em Mossoró. O investimento na construção do prédio e aquisição de veículos foi de R$ 1,4 milhão. Pela manhã, o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cristovam Praxedes, inaugurou as novas instalações do Corpo de Bombeiros de Pau dos Ferros, num investimento de R$ 1 milhão.
Em Mossoró, o Corpo de Bombeiros construiu dois blocos de prédios que abrigam alojamentos de soldados, cabos, sargentos e oficiais; uma sala de aula; uma sala de ginástica, um tele-centro para que a tropa participe de cursos à distância oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública; um Centro de Gerenciamento de Emergência e Defesa Social; além de um galpão garagem para veículos operacionais.O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Christian Bezerril, explicou que a corporação recebeu ainda duas motocicletas, um quadriclico, três caminhonetes com tração 4x4 e um veículo de resgate, todos equipados para ações de resgate e socorro. “Esse é um passo muito importante na história do Corpo de Bombeiros. Em Pau dos Ferros, por exemplo, vamos atender 37 municípios que antes eram atendidos pelos Bombeiros de Mossoró”, disse. Ele citou que as instalações dignas e as promoções nas carreiras dos bombeiros militares, realizada pelo Governo do Estado através de decreto, aumentaram a auto-estima dos bombeiros e incentivam a tropa a prestar um serviço cada vez melhor a população.

O secretário Cristovam Praxades conclui a agenda na Região Oeste do Estado entregando nesta sexta-feira mais 14 viaturas tipo Blazer à Polícia Militar de Mossoró e municípios vizinhos. Nesta quinta-feira, outros seis veículos foram entregues à PM em Pau dos Ferros e Região.

CAPITÃO MARCOS DE CARVALHO FERNANDES

CAPITÃO MARCOS DE CARVALHO FERNANDES – 2004 a 06/03/2007, natural de Nísia Floresta-RN, filho de Aberbal Fernandes do Nascimento e de Vera Lúcia Carvalho dói Nascimento. Ingressoau na PM em 21 de março de 1997, na condição de Aluno—aoficial.
DESDE – 06/03/2007 A 08/08/2008
A Lei Complementar nº 230, de 22 de março de 2002, sancionado pelo então Governador, Dr. Garibaldi Alves Filho, publicada no diário Oficial do Esatado do dia 27 de março de 2002, dispõe sobre o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte, criado pela Lei nº 1.253, de 21 de setembro de 1955, sancionada pelo então governador, Dr. Silvio Piza Pedroza, e instalado em 3 de setembro de 1959, disvinculando-o da Polícia Militar, subordinando-se administrativa e operacionalmente ao governador do Estado, através da Secretária da Segurança Pública e da Defesa Social, desenvolvendo suas atribuições de modo integrado com os demais órgãos responsáveis pela segurança publica estadual.
08/08/2008 – Posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Mossoró, O capitão BM Jerbes de Oliveira Lucena , natural de Natal, nascido a 18 de outubro de 1971, filho de Manoel Tavares Lucena e Maria Helena Tavares, que deixou o comando do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Mossoró (criado em 15 de setembro de 1975, pelo então comandante Geral da PMRN, pelo mossoroense, nascido a 24 de agosto de 1924, Coronel QEMA Eider Nogueira Nogueira) para se dedicar ao curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em Fortaleza (CE). Ele foi substituído pelo capitão BM Franklin Araújo de SOUZA, natural de Natal, nascido a 17 de março de 1973, filho de Valdemar Araújo de Souza e Antônia Zezilda Araújo de Souza, A posse do novo comandante foi realizada às 16 horas doa dia 8 de agosto de 2008-sexta-feira, no Quartel do Grupamento, localizado no Aeroporto Dix-sept Rosado, com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social, AGRIPINO OLIVEIRA NETO e do comandante geral da corporação, coronel BM CLÁUDIO CHRISTIAN BEZERRIL, natural de Natal, nascido a 2 de maio de 1964, filho do saudoso coronel PM Cláudio Ferreira da Silva (01/04/1939 – 26/07/199), que foi comandante da Primeira Companhia de Polícia Militar, sediada na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar no início da década de 80. O capitão Lucena foi comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Mossoró por duas vezes, a primeira no período de 10 de outubro de 2000 a 18 de setembro de 2002 e a segunda, de 06 de março de 2007 a 8 de agosto de 2008.

TENENTE JOSENILDO ACIOLE DE BENTO



TENENTE JOSENILDO ACIOLE DE BENTO – 18/11/2002 – Natural de Natal, nascido em 27 de julho de 1970, filho de José Pedro Sobrinho e de Francisca Aciole Bento. Ingressou na PMRN em 10 de janeiro de 1994, na condição de aluno-a-oficial.

TENENTE LUIZ MONTEIRO DA SILVA JÚNIOR

TENENTE LUIZ MONTEIRO DA SILVA JÚNIOR – Natural de Natal, nascido em 7 de outubro de 1974, filho do Coronel PM Luiz Monteiro da Silva, natural de Itaporoca-PB, nascido em 9 de setembro de 1944, filho de João Batista da Silva e de Maria Tereza Monteiro. e de Maria do Livramento Macedo de Liama. Ingtessou na PM em 27 de janeiro de 1995, na condição de aluno-a-oficial, concluindo o CFO na Aacadamia de Polícia Militar “Cel Milton Freire”, em Natal.

CAPITÃO JERBES DE OLIVEIRA LUCENA

CAPITÃO JERBES DE OLIVEIRA LUCENA – 10/10/2000 - natural de Natal, nascido em 8 de outubro de 1971, filho de Manoel Tavares Lucena e de Maria Helena Tavares. Ingressou na PM em 21 de julho de 1997, posteriormente transferido para o Corpo de Bombeiros PM.

CAPITÃO ALESSANDRO DE OLIVEIRA GOMES

O Corpo de Bombeiros de Mossoró no dia 28 de setembro de 2000 foi transferido da sede do 2º BPM para o Aerporto Dix-sept Rosado, na época comando pelo Capitão Alessandro de Oliveira Gomes

TENENTE ANTONIO CIPRIANO DE ALMEIDA


ANTONIO CIPRIANO DE ALMEIDA, natural de Alexandria, nascido em 2 de fevereiro de 1960, filho deDomingos Cipriano Neto e de Maria do Socorro da Silva. Ingressou na PM, em 6 de fevereiro de 1980, como aluno sargento, formado no CFAP, em Natal, posteriormente ingressando no efetivo quadro de oficiais.Comandou o 7º BPM, no período de 23 de janeiro 4 de agosto de 2003.Atual comandante do 6º BPM, sediado na cidade de Caicó. Além de oficial superior da PMRN é também árbitro de futebol profissional, pertencente à FNF, é também vice-presidente da LDM-Liga Desportiva Mossoroense.

TENENTE DURVAL RIBEIRO DA SILVA

2º TENENTE DURVAL RIBEIRO DA SILVA – 24/01/1996 – Natural de Poço Branco-RN,filho de Maria Pereira da Silva. Ingressou na Polícia Militar em 29 de setembro de 1972, na condição de soldado PM, com o número 72.006. Passou pelas graduações de cabo, terceiro-sargento, segundo-sargento, primeiro-sargento e subtenente. Em 1995 galgou o posto de segundo tenente. É casado com Sandra Pereira da Silva, natural de Pendências-RN, nascida em 17 de outubro de 1965, filha de José Pereiara da Silva e de Josita Simão da Silva, com dois filhos: DURVAL RIBEIRO DA SILVA FILHO e DURVÂNIA RIBEIRO DA SILVA. Exerceu o cargo de delegado de polícia em vários municípios, entre eles: Pendências, Carnaubais e Paraú. Estudante de Direito na Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, situada na Rua José Damião, bairro Santo Antônio, na cidade de Mossoró, de propriedade do casal Emerson Azevedo e Auxiliadora Azevedo. Atualmente é o atual comandante do Destacamento da Guarda Patrimonial de Mossoró

TENENTE JÂNIO RÉGIS NOGUEIRA

2º TENENTE JÂNIO RÉGIS NOGUEIRA, natural de Mossoró, nascido em 2 de maio de 1957, filho de Aldenor Evangelista Nogueira e Lutgard. Ingressou na PM em 17 de fevereiro de 1981, na condição de aluno-a-oficial.

TENENTE PM FERNAME FORMIGA DA SILVA


2 º - TENENTE PM FERNAME FORMIGA DA SILVA, natural de Coremas-PB, nascido em 11 de abril de 1955, filho de Cícero Arcenio Formiga e de Ropsa Ana da Conceição.. Ingressou na PMRN em 27 de fevereiro de 1776, na condição de Aluno-a-oficial.

TENENTE MARCOS RODRIGUES PINHEIRO

TENENTE MARCOS RODRIGUES, natural de Natal, nascido em 24 de fevereiro de 1955, filho de Geraldo Hermínio Pinheiro e de Natércia Rodrigues Pinheiro. Ingressou na Polícia Militar em 25 de fevereiro de 1977, na condição de aluno-a-oficial. Foi declarado aspirante-a-oficial em 21 de dezembro de 1979. Em Maio de 1980, ainda como aspirante foi designado para o 2º BPM, sediado em Mossoró, para juntamente com os aspirantes Afrânio e Fernane serem instrutores do Curso de Formação de Soldado.

TENENTE RAVARDIERE RICARDO DE ANDRADE CABRAL

2º TENENTE RAVARDIERE RICARDO DE ANDRADE CABRAL, natural de Monte Alegre-RN, NASCIDO EM 5 DE OUTUBRO DE 1949, filho de Rivodávio Pereira Cabral e Josefa Augusta de Andrade Cabral. Foi transferido para a reserva remunerada em 13 de agosto de 1992

TENENTE DURVAL DE ARAÚJO LIMA

como Aluno-Oficial.

2º TENENTE DURVAL DE ARAÚJO LIMA - Natural de Natal, nascido em 24 de novembro de 1959, filho de Crispoim Pereira de Lima e de Tereza de Araújo Lima. Ingressou na PM em 27 de fevereiro de 1980, na condição de aluno-a-oficial.

TENENTE JOÃO NOGUEIRA NETO

ssoró.
TENENTE JOÃO NOGUEIRA NETO, natural de Mossoró, nascido em 31 de março de 1956, filho de Aldenor Evangelista Nogueira e de Lutgard Reis Cavalcante. Ingressou na PMRN em 21 de fevereiro de 1979, como Aluno-Oficial.

TENENTE PM JORGE FEREIRA DE OLIVEIRA

TENENTE JORGE FERREIRA DE OLIVEIRA – Foi assassinado no dia 22 de julho de 1996, com um tiro fatal na nuca, homicídio registrado na Praia de Camurupim, em Parnamirim, por ocasião de um assalto, quando 4 assaltantes tentavam assaltar o bugre pertencente ao oficial. Dois desses assaltantes eram soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, lotados no 5º BPM, em Natal. O tenente Jorge havia assassinado em Mossoró a pessoa de Elziário Gurgel, delito ocorrido em 5 de outubro de 1981, nessa época ele era comandante da Seção de Combate a IncêndioFurtos de Furtos de Mossoró.

CORPO DE BOMBEIROS DE MOSSORÓ


O Destacamento de Bombeiros de Mossoró, posteriormente Seção de Combate á Incêndio e Subcoordenadoria Regional de Mossoró e atual Subgrupamento de Bombeiros e Sucoordenadoria Regional de Mossoró, subordinado ao Grupamento de Bombeiros, sediado na cidade de Parnamirim (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte), foi criado no dia 15 de setembro de 1975, através da Nota s/nº/Seção EM, assinada pelo então comandante Geral da PM, coronel QEMA Eilder Nogueira Mendes, publicada no Boletim Interno nº 175, de 15/9/1977, na época, o comandante do 2º BPM era o tenente coronel Valdomiro Fernandes da Costa (20/11/1935 – 05/06/2006). O primeiro comandante da SCI/2º BPM foi o saudoso 2º tenente Jorge Ferreira de Oliveira, depois major, que foi assassinado em 22 de julho de 1996. Essa Nota expressa o seguinte: “ POR NECESSIDADE DO SERVIÇO, DE ACORDO COM O EFETIVO PREVISTO NOS QUADROS DE ORGANIZAÇÕES DESTA POLICIA MILITAR, DETERMINO O DESTACAMENTO DE UMA SUB SEÇÃO DE COMBATE A INCÊNDIO DO CORPO DE BOMBEIROS NA CIDADE DE MOSSORÓ, SEDE DO 2º BTALHÃO DE POLICIA MILITAR CONSTITUINDO ESSA SUB-SEÇÃO DE SEU EFETIVO DE 18 POLICIAIS MILITARES, ASSIM DISCRIMINADOOOS:
2º Sgt PM Nº 58.209 – Gesiel Rodrigues da Silva, 3º Sgt PM Nº 68.126 – Severino Aciole da Silva, Cb PM Nº 69.029 – Francisaco Araújo da Silva, Cb PM Nº 76.222 - Ailton Duarte da Silva, Cb PM Nº 76.224 – Genildo de Souza Galvão, Sd PM Nº 62.150 - Adelcino Fernandes de Oliveira, Sd PM Nº 76.234 – Damião Rocha de Araújo, Sd PM Nº 76.268 – Antonio Batista da Silva; Sd PM Nº 77.023 – Francisco Bezerra Filho, Sd PM Nº 77.038 - João Caetano da Costa Filho, Sd PM Nº 77.006 – Antonio Severino de Assis, Sd PM Nº 135 – Luiz Gonzaga de Lima, Sd PM Nº 77.109 – Jailton Dantas de Medeiros, Sd PM Nº 77.087 – Antonio Venâncio da Silva, Sd PM Nº 77.031 – José Venâncio da Silva, Sd PM Nº 77.044 – Antonio Nobre da Silva.

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E MAIS DE 600 LINKS

Quem sou eu

Minha foto
Jose Maria das Chagas, nasci no sítio Picada I. em Mossoró-RN,filho do assuense MANUEL FRANCISCO DAS CHAGAS e da mossoroense LUZIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO, com 14 irmãos. Ingressei nas fileiras da gloriosa e amada Polícia Militar do Rio Grande do Norte no dia II-VII-MCMLXXX com o número 80412. Casei-me em XV-IX- MCMLXXXIII com a apodiense MARIA ELIETE BEZERRA (XXIII-VIII-MCMLXIII), pai de 5 filhos: PATRÍCIA ( NASCIDA A XVII - VIII - MCMLXXXIII FALECIDA EM VIII - XI - MCMLXXXV), JOTAEMESHON WHAKYSHON (I - X - MCMLXXXVI), JACKSHON (FALECIDO) E MARÍLIA JULLYETTH (XXIX - XI - MCMXC).Atualmente convivo com outra apodiense KELLY CRISTINA TORRES (XXVIII-X - MCMLXXVI), pai de JOTA JÚNIOR (XIV - VII - IMM). JÁ PUBLIQUEI TRÊS TRABALHOS: CHIQUINHO GERMANO -A ÚLTIMA LIDERANÇA DOS ANOS 60 DO SERTÃO POTIGUAR, COMARCA DE APODI EM REVISTA e A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR DE APODI